RIVALDO PEREIRA SANTOS

rivaldoRIVALDO PEREIRA SANTOS
(*23/12/1912 – †17/08/1992)

Filho do saudoso casal JOÃO DE ALMEIDA SANTOS e ANITA PEREIRA SANTOS era professor, escritor, poeta, jornalista, autor de peças teatrais e renomado Juiz de Direito.
Era casado com a conterrânea EURÍDICE VERBICÁRIO SANTOS e tinha dois filhos: DANIEL (engenheiro eletrônico) e GILDA (professora em Nova Friburgo).
Homem portador de uma inteligência invulgar. Sem qualquer medo de erro, pode-se afirmar que o Doutor Rivaldo foi uma das maiores “cabeças” de Santa Maria Madalena, para não dizer do Estado do Rio de Janeiro.

Como profundo conhecedor das mais diversificadas áreas do conhecimento, fazia, involuntariamente, com que suas decisões como magistrado tornassem verdadeiras lições e ensinamentos sobre o Direito, cuja ciência dominava como poucos.
Honrou e elevou sobremaneira a Magistratura Fluminense, tendo o seu nome elogiado além fronteiras do Estado, tanto assim, que Ministros, Desembargadores, Juizes, Promotores e Advogados em todo o Brasil não poupavam elogios de reconhecimento à inteligência, competência e cultura deste saudoso madalenense, que em vida só fez por merecer respeito, admiração e gratidão dos seus familiares e dos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com uma figura humana de tão nobre valor.
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Magistratura Fluminense, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – SEÇÃO do Estado do Rio de Janeiro – por ocasião do transcurso do Sesquicentenário da Cidade de Nova Friburgo, em 17 de maio de 1968, em cuja Comarca labutou por mais de 10 anos consecutivos – prestou significativa homenagem ao Doutor Rivaldo Pereira Santos, em solenidade no salão nobre do fórum daquele município.
Como madalenense de grande valor contribuiu de forma decisiva e por longo período para a valorização da cultura madalenense, estimulando e participando de uma série de ações nesse sentido. Foi Presidente da primeira Diretoria do Tradicional Clube Montanhês, além de ter participado de outras agremiações educacionais, culturais, filantrópicas e desportivas de Santa Maria Madalena.

Doutor Rivaldo Pereira dos Santos foi Juiz de Direito da Comarca de Nova Friburgo. Teve como sua primeira Comarca Miracema após brilhante concurso no qual tirou o primeiro lugar. Entre outras Comarcas serviu Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda e finalmente Friburgo onde exerceu por mais de 20 anos o posto de Juiz para orgulho do Poder Judiciário do Estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>