JOSÉ DANTAS DOS SANTOS

josé dantasJOSÉ DANTAS DOS SANTOS
(*22/01/1908 – †18/04/2004)
Barra de São João – RJ Santa Maria Madalena

Nasceu em 22 de janeiro de 1908, em Barra de São João, Fazenda do Jundiá.
Filho de OSVALDO SANTOS SILVA e MARIA DANTAS DOS SANTOS.
Iniciou seus estudos em Macaé-RJ, onde fez Tiro de Guerra. Muito cedo começou a trabalhar como vendedor em Campos-RJ e, depois, continuou por muitos anos sua vida de viajante como representante do Chapéu Mangueira e firmas diversas.
Na década de 30 conheceu MARIA MAGDALENA VERBICÁRIO, com quem se casou e passou a residir em Santa Maria Madalena.

Em 1932 fundou a Banda Euterpe Madalenense, deixando para a mesma os instrumentos e sede própria.
Foi Gerente e Inspetor Geral do Banco Fluminense de Produção, onde chefiava 17 agências.
Em março de 1939 ingressou na Empresa Sul América, onde trabalhou mais de 10 anos como inspetor de capitalização de seguros.
Exerceu o cargo de Delegado de Polícia no período do Governo Ernani do Amaral Peixoto.
Adquiriu do Senhor Laureano Hespanhol Vicente o que é hoje o Bairro Parque Itaporanga.
Em 12 de abril de 1946 foi aprovada a planta do loteamento do Jardim Nova Madalena usando parte da Chácara dos Órfãos, projeto pioneiro em Santa Maria Madalena.
Em 1951 mudou-se para Nova Friburgo para os filhos estudarem. Tornou-se então corretor de imóveis, deixando naquela cidade dois grandes loteamentos: O Jardim Marajói e o Parque Imperial, hoje bairros importantes de Nova Friburgo. Por ser muito religioso e devoto de Santana, construiu a Igreja de Santana no Bairro do Itaporanga. Exerceu o cargo Chefe de Gabinete do Governador Raimundo Padilha, de quem conseguiu a abertura da estrada para Santa Maria Madalena em 1973.
Admirador de móveis antigos dedicou-se nos últimos anos a compra e venda de antiguidades e também grande colecionador de moedas antigas.
Em 14 de fevereiro de 1988, foi homenageado pela Escola de Samba Mocidade Independente do Itaporanga – Azul e Branco, em seu Samba Enredo. Viúvo e com 95 anos pediu para voltar a residir em sua querida Madalena. José Dantas dos Santos faleceu em 18 de abril de 2004, aos 96 anos de idade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>